Flores que Nunca Murcham
O projeto “Flores que Nunca Murcham” tem como principal objetivo a retenção dos alunos das escolas primárias das comunidades rurais em Moçambique. Este objetivo é alcançado através da distribuição de merenda escolar, atividades lúdicas e a sensibilização da comunidade para incentivar a frequência escolar das crianças.
Moçambique é um dos países mais pobres do mundo, com um índice de alfabetização de 39%. O Governo pretende reduzir este índice para 23% até 2030. Uma das causas do baixo índice de alfabetização e da desistência escolar das crianças é a fome. Sabemos que, se elas estiverem bem nutridas, terão mais saúde, serão mais assíduas e terão um melhor desempenho escolar, resultando num aproveitamento escolar superior. Acreditamos que este é um caminho fundamental para combater o ciclo da pobreza absoluta.
A OFEC trabalha em estreita coordenação com o Governo, disponibilizando os seus recursos para a criação de um programa de alimentação escolar. Este programa oferece refeições nas escolas durante o horário escolar e contempla a distribuição gratuita de uma refeição diária nutritiva e saudável aos alunos.
Os Programas de Alimentação são essenciais para satisfazer as necessidades nutricionais e promover a educação alimentar e nutricional dos alunos. Eles são igualmente importantes na erradicação do abandono escolar, cultivando nas crianças um espírito de assiduidade. As escolas que oferecem refeições escolares apresentam taxas mais elevadas de frequência escolar comparadas às escolas que não distribuem refeições.
Acreditamos que, através do projeto “Flores que Nunca Murcham”, estaremos a dar passos significativos para melhorar a educação e a qualidade de vida das crianças nas comunidades rurais de Moçambique.
A OFEC Moçambique é uma organização não governamental nacional (Moçambicana), sem fins lucrativos e Instituição Financeira de Desenvolvimento Comunitário, fundada em 2017. Dedicada a apoiar as populações mais carentes, excluídas e marginalizadas, a OFEC tem como objetivo melhorar suas condições de vida e aumentar sua capacidade de participar na gestão de recursos, visando alcançar o auto-sustento.
Av. Zedequias Manganhelas
Bairro Central – Cidade de Quelimane
Bairro Popular, AV. 25 de Setembro, KM 15
Bairro Cimento AV. 25 de Setembro, Prédio Salvador R/C
Bairro Central rua Monomotapa 2 º Andar flat 212