Descrição do Projeto
Este projeto visa apoiar as pessoas deslocadas internamente e os membros vulneráveis das comunidades anfitriãs nas províncias de Cabo delgado, Nampula e Niassa. Esses deslocados, especialmente os jovens, mulheres e meninas, vivem com famílias de acolhimento e em locais informais. Nosso objetivo é ajudá-los a absorver choques externos e mitigar riscos de proteção por meio de assistência humanitária inclusiva e sensível ao gênero.
Problema
Os ataques violentos realizados por grupos armados não estatais (NSAGs) contra civis na zona norte do país resultaram em mortes e no deslocamento interno maciço de pessoas para as províncias de Nampula, Niassa e Zambézia. Esses deslocados foram forçados a abandonar suas casas, machambas e negócios devido ao terrorismo, levando apenas a roupa do corpo e enfrentando dias de caminhada com suas crianças, sem ter com quem contar.
Esse deslocamento massivo criou uma necessidade urgente de assistência humanitária, resultando em altos níveis de insegurança alimentar, aumento dos riscos de proteção, interrupção de mercados e perda de meios de subsistência, além de sobrecarregar as comunidades anfitriãs. Os esforços de resposta emergencial estão concentrados principalmente nas províncias de Cabo Delgado e Nampula, deixando os deslocados internos em Niassa com pouca assistência.
Algumas organizações, empresas e particulares oferecem assistência esporádica por meio de doações de cabanas, latrinas, roupas e alimentos, mas isso não é suficiente para suprir as necessidades mínimas dos deslocados internos. Essa situação gera estresse psicossocial, fazendo com que os deslocados se sintam impotentes e sem esperança de uma vida digna.
Expectativas do Projeto
Chamada para Financiamento
Estamos buscando financiamento para tornar este projeto uma realidade e apoiar essas comunidades vulneráveis na absorção de choques externos e mitigação de riscos de proteção. O seu apoio pode fazer uma diferença significativa na vida dessas pessoas, promovendo a resiliência e criando oportunidades de subsistência para os deslocados internos e as comunidades anfitriãs.
A OFEC Moçambique é uma organização não governamental nacional (Moçambicana), sem fins lucrativos e Instituição Financeira de Desenvolvimento Comunitário, fundada em 2017. Dedicada a apoiar as populações mais carentes, excluídas e marginalizadas, a OFEC tem como objetivo melhorar suas condições de vida e aumentar sua capacidade de participar na gestão de recursos, visando alcançar o auto-sustento.
Av. Zedequias Manganhelas
Bairro Central – Cidade de Quelimane
Bairro Popular, AV. 25 de Setembro, KM 15
Bairro Cimento AV. 25 de Setembro, Prédio Salvador R/C
Bairro Central rua Monomotapa 2 º Andar flat 212