3. DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL (BDS)

3. Desenvolvimento Empresarial (BDS)
ofe3

É nas zonas rurais onde está concentrado a maior parte da população e é onde há menos oportunidades para o desenvolvimento económico, e a OFEC está empenhada em impulsionar as micros e pequenas empresas do segmento mais pobre da população, os marginalizados e estigmatizados pela sociedade (mulheres, jovens, pessoas vivendo com HIV, deficientes etc) sem oportunidades através de:

3.1. Treinamento Técnico Vocacional TVET;

OFEC Trabalha de forma estreita com as autoridades governamentais locais e organizações locais para identificar possíveis beneficiários vulneráveis, estes são integrados no programa de formação profissional, para o desenvolvimento de práticas de empregabilidade com vista ao aperfeiçoamento das suas competências para prevenir a exclusão e garantir a igualdade de acesso das pessoas ao mercado de trabalho, sejam elas: carpintaria, alfaiataria, artesanato, agricultura, pecuária, pesca, gestão de negócios e planos de negócios. O objetivo deste programa é iniciar e aperfeiçoar os pequenos negócios de subsistência como estratégia para criar mais e melhores empregos.

3.2. Empoderamento Económico Feminino

Capacitar as mulheres para que alcancem todo o seu potencial é uma das armas mais poderosas de combater a pobreza, elas têm acesso limitado aos recursos produtivos da terra, finanças e informações que precisam para cultivar as machambas e negócios. Para a OFEC empoderar as mulheres economicamente é empoderar uma comunidade, uma localidade, um distrito, uma província, um país e o mundo, porque as mulheres investem mais em sua renda familiar, alimentação, saúde, educação e outros. A OFEC capacitada mulheres de modo a atingirem a independência financeira e criar soluções e geração de renda através de formação, atribuição de kit de autoemprego, financiamento e acompanhamento. A iniciativa não ajuda apenas na criação de empregos para as mulheres na comunidade, mas também em promover a mudança em direção ao desenvolvimento inclusivo e valorização de trabalho, tendo as mulheres como líderes, beneficiárias e parcerias no desenvolvimento econômico da comunidade.


3.3. Incubadora de Base Rural

As comunidades rurais moçambicanas albergam a maior parte da população do país, porém, não têm oportunidades económicas comparado com as comunidades urbanas, no entanto, as pessoas residentes na comunidade rural têm muitas ideias e vontade de fazer negocio, de participar numa atividade que gera rendimento e contribuir para o crescimento do pais, acreditamos que todos merecem a oportunidade de construir uma empresa de sucesso, independentemente de sua localização geográfica, género, raça, etnia e estado de saúde.

 

A OFEC possui uma estrutura física de fomento do empreendedorismo qualificado e criativo para criar negócios inclusivos, apoiando pessoas com potencialidade de desenvolver empreendedorismo, disponibilizando para o efeito, um conjunto de serviços, assistência técnico, conhecimento sobre gestão de negócio, e capital necessário para lançar e dimensionar rapidamente seus empreendimentos. A incubadora da OFEC concentra um conjunto de infraestruturas e serviços integrados e uma estrutura de recursos humanos dedicada ao apoio de promotores de ideias e planos de negócio, acompanhando-os desde a definição da ideia até o lançamento, para gerar autoemprego e criação de emprego para a comunidade rural.

3.4. Aceleração de Negócios Inclusivos

As pequenas empresas rurais são diversificadas, mas a maioria delas enfrentam os mesmos problemas para crescer e prosperar, que são a falta de conhecimento sobre gestão de negócio e falta capital para incrementar o negócio, por vezes conseguem o capital através empréstimos com altas taxas de juros e credores predatórios que custam mais do que podem pagar.

 A OFEC apoia proprietários de pequenas empresas (cujo o negócio atende às necessidades da população de baixa renda) com acesso limitado a capital, a acessar conhecimento sobre gestão de negocio, cadeia de fornecedores, e com recursos necessários para torná-lo mais robusto e melhor, por meio de empréstimos e suporte técnico para os pequenos negócios existentes.

PT/ENG»