A projeto EFEC tem foco em literacia financeira nas escolas, comunidades e rádio comunitária (em língua local), para criar mudança de comportamento e o melhoramento de conhecimento sobre o investimento, poupança, controle de quanto ganha e quanto gasta, reservas de emergência e produtos e serviços financeiros.
Problema
O baixo nível de literacia financeira nas comunidades é devido, a falta de informação sobre a forma correta de como gerir os seus recursos financeiros. E por outro lado as crianças não tem acesso as informações financeiras porque a sociedade moçambicana trata o assunto de dinheiro como tabu, como se fosse segredo, consequentemente quando se tornam adultos não tem noções básicas do uso correto do dinheiro pouco menos sobre poupança e investimentos. Acreditamos que este é um caminho fundamental para combater a pobreza em Moçambique.
A OFEC trabalha em estreita coordenação com o Governo e parceiros, criando do programa de literacia financeira escolar (durante o horário em que as crianças permanecem na escola), comunitária e em rádios locais.
Principais ações estratégicas
- Palestas e treinamentos nas escolas e comunidades sobre a literacia financeira;
- Oferecer treinamentos de educação financeira dinâmico e culturalmente responsivo para as comunidades rurais, que estão entre as populações mais vulneráveis do país;
- Oferecer mealheiro para crianças em idade escolar;
- Oferecer workshops e treinamentos que orientam as pessoas a tomar decisões informadas que melhoram suas oportunidades econômicas e bem-estar geral.
Perspetivas do programa
- Alunos e comunidades tem conhecimento sobre gestão de finanças pessoais;
- Alunos e a comunidade aprendem a tomar decisões adequadas em relação à gestão do dinheiro;
- Alunos e comunidades fazem planos a curto/médio prazo para o dinheiro que poupam;
- As comunidades saem de situações de alto risco e experimentam a inclusão financeira.