Programa de apoio a finanças rurais

Este projeto está focada em mudar a face da pobreza através da fornecimento de treinamento, educação financeira e disponibilização de empréstimos acessíveis e sem garantias para comunidades rurais empobrecidas para ajudá-las a desenvolver seus próprios empreendimentos que geram renda para que possam ser usadas para necessidades familiares básicas (alimentação, educação, saúde, poupança e outros) e melhorar o padrão de vida por conseguinte ajudarem a estimular o desenvolvimento econômico local .

Problema

Em Moçambique, considera-se que a maioria da população reside nas zonas rurais, pois, as zonas rurais representam 90% do território nacional e acolhe cerca de 68% da população total do país. No entanto, os serviços financeiros destinados a zonas rurais são bastante limitados, quase que inexistentes, as instituições financeiras formais não dão assistência e apoio técnico eficaz ao empresariado rural, agricultores, artesão, pescadores entre outros, devido a vários fatores como a distancia, ausência de garantias, negócios pouco rentáveis, poucos usuários, falta de condições de vias de acesso, infraestruturas, comunicações, eletricidade e outros. E a falta de acesso a financiamento acessível, cria impacto negativo socioeconômico sobre a população rural aliado ao aumento de desemprego.

Importância do programa

O programa de micro finanças desempenhou um papel importante no desenvolvimento económico das comunidades porque permitiu apoiar a iniciativas empresariais e individuais, económicas e sociais. Nesta perspetiva, o propósito da implementação de estratégia das Finanças Rurais era de promover a criação e a consolidação de um sistema financeiro inclusivo nas zonas rurais, capaz de apoiar e alavancar o desenvolvimento económico e social, tanto empresarial como individual, e aumentar o impacto bem-estar na vida dos beneficiários, nas zonas rurais. 

Perspetivas do programa

O programa tinha como visão:

  • Melhorar o acesso a serviços financeiros em áreas rurais;
  • Aumentar a capacidade dos beneficiários em gestão de negócios e tornar o comercio continuo e sustentável;
  • Aumentar a produção e comercialização de produtos agropecuários e pesqueiros;
  • Aumentar o rendimento das famílias e empresas rurais;
  • Melhorar a segurança alimentar e nutricional, nas zonas rurais;
  • Reduzir o desemprego e a pobreza;
  • Melhorar a capacidade dos indivíduos e famílias com vista a gerirem as suas rendas e usarem em momentos de emergências.

Galeria

PT/ENG»