OSSULU
CONTEXTO
Em Moçambique, considera-se que a maioria da população reside nas zonas rurais, pois, as zonas rurais representam 90% do território nacional e acolhe cerca de 68% da população total do pais. No entanto, os serviços financeiros destinados a zonas rurais são bastante limitados, quase que inexistentes, as instituições financeiras formais não dão assistência e apoio técnico eficaz ao empresariado rural, agricultores, artesão, pescadores entre outros, devido a vários fatores como a distancia, ausência de garantias, negócios pouco rentáveis, poucos usuários, falta de condições de vias de acesso, infraestruturas, comunicações, eletricidade e outros. E a falta de acesso a financiamento acessível, cria impacto negativo socioeconômico sobre a população rural aliado ao aumento de desemprego.
No ano de 2020 a 2022 a OFEC criou programa de desenvolvimento rural e de Emergência as atividades de crédito rural nas províncias de Niassa e Zambézia como forma de apoiar o desenvolvimento das atividades no meio rural e melhorar a vida das pessoas. De acordo com os resultados obtidos face aos objetivos propostos, considera-se que o programa teve evolução positiva.
Importância do programa
O programa de micro finanças desempenhou um papel importante no desenvolvimento económico das comunidades porque permitiu apoiar a iniciativas empresariais e individuais, económicas e sociais. Nesta perspetiva, o propósito da implementação de estratégia das Finanças Rurais era de promover a criação e a consolidação de um sistema financeiro inclusivo nas zonas rurais, capaz de apoiar e alavancar o desenvolvimento económico e social, tanto empresarial como individual, e aumentar o impacto bem-estar na vida dos beneficiários, nas zonas rurais.
Cobertura geográfica
O programa foi implementado da província de Niassa e Zambézia
Abrangência do programa
Beneficiaram-se do programa cerca de 3000 pessoas e 15 grupos de poupanças e crédito rotativo.
Alvos do programa
Comerciantes formais e informais, iniciantes de negócio, agricultores, criadores de animais e pescadores.
Comunicação social de mudança de comportamento
Foram implementadas campanhas da SBCC para complementar ao programa financiamento a áreas rurais, o qual ajudou aos beneficiários em matéria de práticas de lavagem das mãos com vista a combater e prevenir a pandemia da COVID-19, higiene respiratória, preparação higiénica de alimentos, hábitos saudáveis e horticultura de modo a satisfazer as suas necessidades nutricionais.
Envolvimento do governo/comunidade e escola
A OFEC trabalhou em coordenação com o Governo Distrital, para apresentação de estruturais locais como chefe do posto, chefe da localidade, régulos e demais agentes comunitários.
A comunidade/regulo trabalharam em estreita ligação com a OFEC na identificação e treinamento dos comerciantes, agricultores e pescadores locais e potenciais comerciantes, agricultores e pescadores locais para evitar certos desvios e redução de riscos.
Valor investido
O Valor do capital investido foi aproximadamente de 9.000.000,00 Meticais
Perspetivas do programa
O programa tinha como visão:
- Melhorar o acesso a serviços financeiros em áreas rurais;
- Aumentar a capacidade dos beneficiários em gestão de negócios e tornar o comercio continuo e sustentável;
- Aumentar a produção e comercialização de produtos agropecuários e pesqueiros;
- Aumentar o rendimento das famílias e empresas rurais;
- Melhorar a segurança alimentar e nutricional, nas zonas rurais;
- Reduzir o desemprego e a pobreza;
- Melhorar a capacidade dos indivíduos e famílias com vista a gerirem as suas rendas e usarem em momentos de emergências.