2. DESENVOLVIMENTO RURAL
2. DESENVOLVIMENTO RURAL
A maior parte da população activa de Moçambique dedica-se a actividades informais. Esta camada, cujo impacto da atividade no PIB é fraco, representa 84% da população. Seus setores de atividade são geralmente: agricultura, comércio, pecuária, pesca e outros. Essa população excluída (pobre financeiramente e multidimensionalmente) concentra-se nas áreas rurais, vivem em situação de extrema vulnerabilidade devido a fatores como falta de emprego, alta taxa de analfabetismo, falta de condições financeiros para investimento de negócio, falta de habilidades vocacionais e de empregabilidade, entre outros. A OFEC intervém neste pilar através de:
2.1. Empreendedorismo Rural
A OFEC através de palestra, formações e workshops, treina a comunidade a idealizar e identificar quais oportunidades de negócios estão disponíveis e têm mercado nas comunidades locais, desenhar e realizar projetos, transformando ideias em produtos e serviços, construir negócios inclusivos e competitivos que gerem oportunidades dignas de emprego, posteriormente dotamos de conhecimentos e habilidades de gerenciar o negócio com o devido acompanhamento até a maturidade. Após o treinamento de negócios os beneficiários recebem apoio da OFEC para o tratamento de documentação legal para exercer atividade econômica junto das entidades do estado moçambicano.
2.2. Agricultura e pecuária Sustentável
A agricultura é um sector muito importante para o desenvolvimento comunitário, e possui papel preponderante, visto que as famílias rurais têm o bom hábito de produzir alimentos e criar animais, como meio de subsistência e para fins de segurança alimentar, porém, em pequenas escalas quase que insignificativo. No entanto, a agropecuária pode fazer uma enorme diferença na renda dos agricultores, ao mesmo tempo em que fortalece a segurança alimentar e nutricional das famílias e aumenta a resiliência, para além disso, contribui na geração de oportunidade de empregos e aumenta o índice de comercialização. A OFEC apoia os pequenos agricultores e criadores de animais a transitar de agricultura de subsistência para agricultura sustentável e a explorar ao máximo a sua produtividade e a sustentabilidade e ajudando a orientar os agricultores e criadores de animais aos mercados lucrativos, através de treinamento, fornecimentos de insumos agrícolas (por meio de agrodealer), modernização da agricultura, adaptação de técnicas de agricultura inteligente ao clima entre outras técnicas modernas e acompanhamento até ao fim do ciclo de produção/criação, de modo que os agricultores/criadores se tornem independentes e com habilidade de gestão.
2.3. Pesca sustentável
A atividade de pesca, desempenha um papel muito importante na comunidade, a medida em que garante a segurança alimentar da família e garante o aumento da renda familiar, entretanto há baixa renda nas comunidades pesqueiras devido à tendência de redução da produção na pesca extrativa e perdas pós-captura por falta de condições adequadas de conservação do pescado, isto faz com que a comunidade fique cada vez mais pobre. A OFEC Apoia a comunidade pesqueira a manter os meios de subsistência durante o período de pesca sem restrição, através de aquisição de insumos de pesca, aquacultura, processamento de pescado, comercialização do pescado, aquisição, manutenção de motores de barco, aquisição de meios de conservação (frigóricos) e painéis solares entre outros e criamos soluções alternativas de atividades no período de veda pesqueira no sentido de criação de negócios alternativos para diversificar os meios de subsistência dos pescadores e reduzir a pressão sobre o mar/rio/lago, gerando novos empregos e melhorando a qualidade de vida na comunidade.
2.4. Ligação e Acesso a Mercado
Os agricultores/pescadores desperdiçam os seus produtos pós-colheita /pesca devido a falta de compradores e enfrentam sérias dificuldades de aquisição de insumos e equipamentos agrícolas e pesqueiros para incrementar a produção, devido as condições financeiras, impedindo assim que eles alcancem o alto potencial de rentabilidade.
A OFEC liga os pequenos produtores/pescadores ao mercado lucrativo permanente como cadeias de supermercados, mercados grossistas e mercados agregadores tanto para hortícolas bem como para culturas de primeira época, para garantir a sustentabilidade da produção. E liga a comunidade com o mercado de insumos, equipamentos agrícolas e pesqueiros através da intermediação para o acesso junto do fornecedor de insumos e equipamentos agrícolas pesqueiros como sementes melhoradas, pequenos sistemas de rega com uso de energia solar, pequenos sistemas para a medição de fertilidade de solos, gestão por parte dos produtores de tecnologias que tenham em conta o solo, água e temperatura/insolação.