+258 86 748 3736

geral@ofec.org.mz

Apoie a iniciativa:

História de Sucesso: Eusébio Luciano Conrado

Meu nome é Eusébio Luciano Conrado, nasci no dia 12 de outubro de 1991 e vivo no distrito de Nicoadala, na província da Zambézia. Sou casado e pai de três filhos. Antes, eu sustentava minha família vendendo cebola e arroz em uma banca de capim e matope que construí ao lado da minha casa.

Enfrentei muitas dificuldades para manter minha casa e sustentar minha família, vendendo cebola aos bocados e arroz em copos. Foi então que, no mercado, ouvi falar sobre os trabalhos da OFEC e seu programa de treinamento e financiamento. Decidi procurar a equipe da OFEC e entender melhor o programa, e me inscrevi para ser um dos beneficiários.

Com o financiamento da OFEC, aumentei meus produtos e comecei a vender em maior escala. Participei de uma formação de uma semana, onde aprendi a gerir meu negócio, elaborar planos, calcular lucros, pagar despesas, renovar o estoque e criar uma poupança. Após a formação, recebi um empréstimo de 5.000,00 Meticais do projeto Waguve, implementado pela OFEC. Com este valor, aumentei minha mercadoria e passei a vender em latas, comprando cebola no distrito de Gurué e vendendo em Nicoadala. Consegui movimentar o valor, devolver no prazo e obter o lucro esperado, o que trouxe grande alegria para mim e minha família.

Decidi continuar investindo e pedi mais 10.000,00 Meticais. Com este valor e minhas economias, comprei cabeça de vaca e comecei a vender carne de cabrito, obtendo boa aceitação dos clientes. Também passei a vender capulanas nas feiras. Mais tarde, pedi 20.000,00 Meticais, que utilizei para comprar roupas, sapatos, mais capulanas, blusas e outros artigos. Aluguei um estabelecimento e construí uma barraca, onde agora tenho uma quantidade significativa de mercadoria.

Graças à OFEC, minha vida mudou completamente. Hoje, tenho dois funcionários, consigo manter minhas contas em dia e tenho um fundo de poupança estável.

Muito obrigado, OFEC. Sem a vossa iniciativa, não sei o que seria da minha vida.