Áreas de Intervenção

1.1. Financiamento a áreas rurais
1.2. Promoção de grupos de poupança e credito baseada na comunidade
1.3. Educação financeira
3.1. Empoderamento feminino
3.2. Empoderamento juvenil
3.3. Violência baseada no género
5.1. Educação
5.2. Saúde
7.1. Artes
7.2. Cultura
2.1. Treinamento vocacional e Empreendedorismo rural;
2.2. Agropecuária;
2.3. Pesca;
4.1 Segurança alimentar
4.2 Nutrição
6.1 Acesso à água potável
6.2 Promover e facilitar as boas práticas de higiene
6.3 Maximizar o acesso a serviços de saneamento básico
1. Inclusão e Educação Financeira

1.1 Inclusão Financeira
Contribuem significativamente para a problemática da inclusão financeira a limitada capacidade dos prestadores de serviços financeiros devido aos custos elevados para implementação de agências de serviços financeiros e para se deslocar nas zonas rurais por pouca atividade geradora de rendimento, poucos usuários, transações de pequenos montantes e por outro lado a distância para uma agência de serviços financeiros. A OFEC intervém na inclusão financeira através de: Financiamento a áreas rurais e Promoção de grupos de poupança e crédito baseada na comunidade.
1.2 Financiamento a áreas rurais
A OFEC, trabalha nas comunidades carenciadas que apresentam potencialidades para empreender oferecendo oportunidade de financiamento para comercio, agricultura, pecuária, pesca, entre outros para que possam aumentar sua produtividade e garantir o seu sustento, para a OFEC o financiamento rural inclusivo continua sendo um elemento crucial na transformação da comunidade, e uma vez que os mesmos não tem acesso ao sistema financeiro, devido a vários fatores como a distância para uma agencia financeira, ausência de garantias, falta de documentação, falta de conhecimento, entre outros.
1.3 Promoção de grupos de poupança e credito baseada na comunidade
A comunidade rural não tem habito de fazer poupança nem meios seguros para guardar as suas economias, visto que as instituições financeiras formais nem sempre conseguem responder às necessidades da comunidade rural, e este grupos de pessoas vulneráveis necessitam de ter acesso a esses serviços, para lidar com situações de emergência, construção de habitação, investimentos entre outros.
A OFEC promove serviços financeiros geridos totalmente pelas comunidades rurais, criando grupos de autogestão com 20 a 30 da mesma comunidade (o grupo escolhe seus próprios membros), cujo os líderes do grupo (comitê de gestão) são selecionados a cada ciclo por meio de um processo eleitoral aberto, para gerirem o grupo de forma transparente e clara no sentido de promover a independência financeira entre os membros. Oferecemos um cofre para guarda de valores, um local seguro e confiável para realização de encontros (semanal, quinzenal ou mensalmente), e em que os membros integrantes tem possibilidade de poupar e solicitar empréstimos atribuídos de maneira flexível cujo é adicionado uma taxa de juro simbólica em que no final do ciclo, todo o fundo e juros arrecadados é distribuído aos membros de acordo com o valor que cada um economizou e posteriormente o grupo começam o ciclo seguinte.
1.4 Educação financeira
O baixo nível de educação financeira nas comunidades é devido, a falta de informação sobre a forma correta de como gerir os seus recursos financeiros. A OFEC promove palestras de educação financeira nas escolas, comunidades e rádio comunitária (em língua local), promovendo a mudança de comportamento e o melhoramento de conhecimento sobre o investimento, poupança, controle de quanto ganha e quanto gasta, reservas de emergência e produtos e serviços financeiros para as comunidades rurais.
Inclusão e Educação Financeira
Negócio e empreendedorismo rural
2. Meios de Subsistência e Acesso ao Mercado

2.1 Treinamento vocacional e de negócio
OFEC Trabalha de forma estreita com as autoridades locais para identificar beneficiários carentes, os mesmos são integrados no programa de treinamento vocacional para o desenvolvimento de praticas de empregabilidade cuja habilidades ensinadas são a carpintaria, alfaiataria, artesanato, agricultura, pecuária, pesca e outros, habilidades de gerenciamento de negócios e planos de negócios, também fazem parte do treinamento geral oferecido, esses programas são oferecidos com foco em iniciar e aperfeiçoar os pequenos negócios como estratégia para criar mais e melhores empregos
2.2 Empreendedorismo rural
A OFEC através de palestra, formações e workshops, treina a comunidade a idealizar, identificar quais oportunidades de negócios estão disponíveis e têm mercado nas comunidades locais, desenhar e realizar projetos, transformando ideias em produtos e serviços, construir negócios inclusivos e competitivos que gerem oportunidades dignas de emprego, posteriormente dotamos de conhecimentos e habilidades de gerenciar o negócio com o devido acompanhamento ate a maturidade. Após o treinamento de negócios os beneficiários a recebem apoio da OFEC para o tratamento de documentação legal para exercer atividade econômica junto das entidades do estado Moçambicano.
2.3 Agropecuária
A agropecuária é um sector muito importante para o desenvolvimento comunitário, e possui papel preponderante, visto que as famílias rurais tem o bom habito de produzir alimentos e criar animais, como meio de subsistência e para fins de segurança alimentar mais em pequenas escalas quase que insignificativo, mais a agropecuária pode fazer uma enorme diferença na renda dos agricultores, ao mesmo tempo em que fortalece a segurança alimentar e nutricional das famílias e aumenta a resiliência, para alem disso trata-se de na geração de oportunidade de empregos e aumenta o índice de comercialização gerando postos de empregos. OFEC apoia os pequenos agricultores e criadores de animais a explorar ao máximo a sua produtividade e a sustentabilidade e ajudando a orientar os agricultores e criadores aos mercados lucrativos, através de treinamento, fornecimentos de insumos agrícolas (por meio de agrodealler), concessão de créditos rurais e acompanhamento a até ao fim do ciclo de produção/criação, de modo que os agricultores/criadores se tornem independentes e com habilidade de gestão.
2.4 Pesca
A atividade de pesca, desempenha um papel muito importante na comunidade, a medida em que garante a segurança alimentar da família e garante o aumento da renda familiar, entretanto há baixa renda nas comunidades pesqueiras devido à tendência de redução da produção na pesca extrativa e perdas pós-captura por falta de condições adequadas de conservação do pescado, isto faz com que a comunidade fique cada vez mais pobre. A OFEC Apoia a comunidade pesqueira a manter os meios de subsistência durante o período de pesca sem restrição, através de financiamento para aquisição de motores, congeladores, melhoria de embarcações de pesca e o fornecimento de insumos para a pesca, capacitação das comunidades no fabrico e utilização de armadilhas para a captura de pescados, criamos soluções alternativas de atividades no período de veda pesqueira no sentido de criação de negócios alternativos para diversificar os meios de subsistência dos pescadores, gerando novos empregos e a melhorar a qualidade de vida na comunidade e sensibilizamos a comunidade a obedecer o período de veda estipulado pelas autoridade governamentais.
3. Empoderamento Feminino, juvenil e violência baseada no género

3.1 Empoderamento Feminino
Capacitar as mulheres para que alcancem todo o seu potencial é uma das armas mais poderosas de combater a pobreza, elas têm acesso limitado aos recursos produtivos da terra, finanças e informações que precisam para cultivar as machambas e negócios. Para a OFEC empoderar as mulheres economicamente é empoderar uma comunidade, uma localidade, um distrito, uma província, um país e o mundo, porque as mulheres investem mais em sua renda familiar, alimentação, saúde, educação e outros. A OFEC capacitada mulheres de modo a atingirem a independência financeira e criar soluções e geração de renda através de formação, atribuição de kit de autoemprego, financiamento e acompanhamento. A iniciativa não ajuda apenas na criação de empregos para as mulheres na comunidade mais também em promover a mudança em direção ao desenvolvimento inclusivo e valorização de trabalho, tendo as mulheres como líderes, beneficiárias e parcerias no desenvolvimento econômico da comunidade.
3.2. Empoderamento juvenil
Os jovens trazem vitalidade e inovação para a força de trabalho. Com um potencial inexplorado, a juventude detém a chave para o futuro crescimento econômico e sucesso da comunidade. Devido a falta de oportunidade para os jovens, aliado ao crescente número de desemprego juvenil, a OFEC ajuda jovens da comunidade na transição para a independência financeira através de treinamento de habilidades, desenvolvimento de negócios, orientação vocacionada para jovens, com vista a agregar valor a sua vida pessoal e profissional, este processo cria oportunidades para os que os jovens sejam parte do desenvolvimento da sua comunidade e contribuam de forma ativa.
3.3. Violência baseada no género
Todas as mulheres e meninas independentemente da sua raça, cor, etnia, status socioeconômico, religião ou procedência nacional merecem viver em segurança, e empoderadas livres da VBG. A luta contra a Violência Baseada no Género (VBG), e um dos grandes pilares da OFEC, com o objetivo de: (i) Construção de uma sociedade mais justa, equitativa e inclusiva que respeite os direitos humanos das mulheres; (ii) Contribuir para o empoderamento económico das mulheres; (iii) Fortalecer o atendimento e a reintegração das mulheres vítimas de violência; e (iv) Advogar por mais recursos, com vista a dar uma melhor resposta aos casos de violência baseada no género.
Empoderamento Feminino
Nutrição
4. Segurança alimentar

4.1 Segurança alimentar
A insegurança alimentar é grave para as comunidades moçambicanas, tem famílias que dormem sem comer e acordam sem espectativas se alimentar e a OFEC intervém no âmbito das suas atividades comunitária nos seguintes temas: (i) Incentivos à agricultura familiar, pomares comunitários, pecuária e pesca; (ii) Ampliação do abastecimento do mercado interno de alimentos; (iv) treinamentos negócios e criação de renda familiar; (iii) Desenvolvimento de uma agricultura, pecuária e pesca sustentável; (iv) Controle do desperdício de alimentos; (V) educação alimentar e nutricional; (vi) Melhorias na qualidade e ampliação da alimentação escolar. Por forma a combater a fome, desnutrição, anemia, problemas de saúde associados à falta de vitaminas no organismo, desgaste físico pela ausência de nutrientes, deterioração da qualidade de vida e bem-estar, e outros males causados pela falta de alimentação de qualidade
4.1 Nutrição
A desnutrição infantil é um problema de saúde pública que apresenta sério comprometimento no crescimento e desenvolvimento da criança associada a maior frequência de internações hospitalares e aumento da mortalidade infantil.
A desnutrição na gravidez se associa ao parto prematuro, com todos os problemas que este acarreta para o desenvolvimento e sobrevivência do bebé.
A OFEC conduz ações preventivas e tratamento de desnutrição incluindo intervenções de assistentes sociais e psicólogos propiciando planos de cuidados nutricionais que identificam as necessidades nutricionais individuais e o respetivo plano de tratamento. São as principais ações: Promoção de reuniões periódicas com familiares e/ou cuidadores das crianças; Informar a respeito da alimentação cotidiana de baixo custo, compatível com a realidade da comunidade; Apresentar programa de alimentação alternativa; Incentivar aleitamento materno e alfabetização dos familiares; Distribuição de guias alimentares elaborados por profissionais que atuam na área de abrangência; Desenvolver grupos com gestantes focando a desnutrição; Capacitação e supervisão do trabalho das agentes comunitárias de saúde periodicamente; Buscar parcerias com outros projetos sociais, no sentido de construir uma rede de apoio social; Realizar palestras com as famílias sobre desnutrição; Montar oficinas temáticas, alimentares, de higiene, nutrição e direitos da família; Visitas domiciliares regulares da equipe multidisciplinar para avaliar as famílias e as crianças.
5. Educação e saúde comunitária

5.1 Educação
5.1.1 Educação Pré-Escolar e 1o Ciclo do Ensino Básico
A OFEC atua na área da educação pré-escolar, criando condições de acesso ao ensino infantil às crianças desfavorecidas, órfãs e vulneráveis através de iniciativas viradas a mobilização de condições para criação de escolinhas comunitárias, merendas escolares, material didático e formação contínua dos educadores da infância orientando para o desenvolvimento profissional, visando melhorar o ensino pré-escolar.
No 1o Ciclo do Ensino Básico, a OFEC desenvolve programas que vão de acordo com o currículo nacional criando condições e iniciativas que visam a retenção dos alunos no processo educativo, reciclagem e preparação dos professores, promoção da cooperação entre escolas e comunidades com vista a melhorar o processo educativo em todas as dimensões.
5.1.2 Educação inclusiva
A OFEC atua para uma transformação de uma educação inclusiva visando ampliar a participação das raparigas, crianças órfãs e vulneráveis, crianças com necessidades educativas especiais nos estabelecimentos de ensino regular. Para o efeito, a OFEC desenvolve ações culturais, sociais e pedagógicas desencadeadas em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de descriminação.
5.1.3 Desporto escolar e atividades lúdicas
A OFEC promove o Desporto Escolar e atividades lúdicas como uma forma de incentivar o acesso à prática desportiva regular de qualidade e impulsionar o desenvolvimento cognitivo, psicomotor, afetivo emocional e linguístico dos alunos, com o objetivo de contribuir para a promoção do sucesso escolar, de estilos de vida saudáveis e de valores e princípios associados a uma sociedade ativa. É missão do Desporto Escolar contribuir para a formação integral e realização pessoal de cada aluno.
5.2 Saúde comunitária
5.2.1 Prevenção de doenças infeciosas
A OFEC realiza atividades de sensibilização sobre a prevenção de ITS/DTS, HIV/SIDA, Cólera, Tuberculose, COVID 19 e outras doenças infeciosas e oportunistas, nas escolas, comunidades e domicílios.
5.2.2 HIV e tuberculose
A OFEC aborda a prevenção do HIV e da Tuberculose através de diálogos comunitários e da criação de grupos de referência, para testar o HIV, dar apoio psicológico, encaminhando os casos positivos para as unidades de saúde, assegurando o registo de casos positivos e o devido rastreio dos seus contactos para o despiste do HIV/ tuberculose
A OFEC presta apoio e integração das pessoas vivendo com HIV e tuberculose sem descriminação, estimulando o tratamento e aceitação do HIV/tuberculose na comunidade.
5.2.3 Saúde sexual e reprodutiva.
A OFEC realiza as ações educativas sobre a saúde sexual e a saúde reprodutiva, planeamento familiar e aborto seguro, incluiu a distribuição de preservativos e de contracetivos, a sensibilização sobre às infeções sexualmente transmissíveis (IST) e outras afeções do aparelho reprodutor, envolvendo todas as populações, incluindo lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgéneros ou intersexuais (LGBTI) e outras em situação de vulnerabilidade.
Educação infantil, inclusiva e desporto escolar
6. Água, saneamento e higiene (WASH)

6.1 Acesso à água potável
A água potável é uma das principais componentes das necessidades básicas do ser humano e indispensável para a vitalidade humana, por isso mesmo, é necessário que se crie condições para que todo o ser humano tenha acesso a água potável para a sua subsistência. Assim, a OFEC, trabalha em estreita colaboração com as autoridades locais e outras organizações da sociedade civil com fins relacionados realizando ações viradas ao melhoramento de acesso a água potável nas comunidades vulneráveis, inclui abertura de furos de água, criação de grupos de gestão de água, educação sobre o uso adequado dos furos de água, formas de tratamento e gestão da água.
6.2 Promover e facilitar as boas práticas de higiene
A OFEC conduz ações de promoção das boas práticas de higiene mediante realização de palestras de sensibilização no âmbito das boas práticas de higiene e sua importância para o melhoramento da saúde humana e do ambiente.
A OFEC facilita as boas práticas de higiene através de ações demonstrativas e distribuição de diversos materiais de higiene nas comunidades vulneráveis e conduzindo formações e ou capacitações dos agentes comunitários em matérias de boas práticas de higiene.
6.3 Maximizar o acesso a serviços de saneamento básico
O problema de saneamento básico é responsável por causar inúmeras doenças comuns que podem ser evitadas com uma simples higiene, e com melhoria das qualidades dos serviços prestados à comunidade. Os serviços de saneamento básico são indispensáveis para uma sociedade livre de inúmeras doenças e com um ambiente altamente saudável. A OFEC maximiza o acesso a serviços de saneamento básico nas comunidades mediante realização de palestras de sensibilização sobre o saneamento básico, limpeza de drenagem, construção de latrinas para combater ao fecalismo a céu aberto, esgotos sanitário, resíduos sólidos e manejo de águas pluviais
Saneamento
7. Artes e Culturas moçambicanas

7.1 Artes
A OFEC realiza atividades de promoção e preservação das artes moçambicanas por meio de criação de oportunidades para os artistas moçambicanos. Estas oportunidades inclui a criação de espaços e feiras das artes onde os artistas têm a oportunidade de expor suas obras. A OFEC apoia a ampliação de equipamentos comunitários tais como: bibliotecas, museus; salas de exposição; centros de formação; teatros; circos; salas de cinemas; cineclubes, bibliotecas; estúdios; locais de ensaio; teatros de arena, conchas acústicas, sítios arqueológicos como patrimônio histórico.
A OFEC realiza ações de capacitação dos artistas em diversas áreas artísticas com vista a melhorar as artes e a carreira dos artistas, e, promove a troca de experiências entre artistas moçambicanos e estrangeiros como uma forma de contribuir no crescimento da indústria das artes em Moçambique.
7.2 Cultura
A OFEC estimula e impulsiona ações culturais próprias de diversas comunidades instaurando recantos públicos comunitários, sempre agindo de forma transparente, de modo que a gestão cultural de uma determinada região não tenha nada a ocultar dos membros de sua sociedade. Deste modo, a OFEC trabalha em estreita ligação com as autoridades locais e outras organizações com vista a promover e preservar a cultura das comunidades, incluindo a realização de estudos sobre culturas e sensibilização das comunidades sobre a importância da cultura para a identidade humana como seres pertencentes de uma determinada sociedade. A OFEC realiza ações que visam promover a igualdade cultural e quebrar o estigma sobre a melhor cultura, sensibilizando as comunidades que cada cultura é uma cultura e que não existe uma cultura melhor que outra.
Combater e promover campanha de mudança de comportamento sobre Costumes culturais nocivos à dignidade humana.
Artes e Culturas
8. Emergência
Infelizmente, todos os dias milhões de pessoas vivem ou sobrevivem a situações de emergência, sejam estas causadas pelo homem (conflitos armados, terrorismo, desmatamento, acidentes nucleares, etc.), bem quando são resultado de desastres naturais (terremotos, tsunamis, secas, tempestades tropicais, etc.), dai que, é necessário dar respostas oportunas a essas situações emergentes com vista a melhorar a vida das pessoas.

8.1 Riscos climáticos
A OFEC estabelece parcerias com Organizações nacionais, internacionais e governo, como forma de juntos envidar esforços para a solução imediata quando surge emergências como: secas, cheias, desastres naturais causados por ciclone, inundações e outros e conduz ações preventivas quando as autoridades competentes provêm a ocorrência de algum tipo de risco climático.
8.2 Riscos de conflitos armados
A OFEC estabelece parcerias com Organizações nacionais, internacionais e governo como forma de juntos envidar esforços para a solução imediata quando surge emergências de situações provocadas por conflitos armados, empoderamento dos deslocados por conflitos armados, apoio a crise humanitário e reassentamento das famílias deslocadas