Água, saneamento e higiene (WASH)
6. Água, saneamento e higiene (WASH)

6.1 Acesso à água potável
A água potável é uma das principais componentes das necessidades básicas do ser humano e indispensável para a vitalidade humana, por isso mesmo, é necessário que se crie condições para que todo o ser humano tenha acesso a água potável para a sua subsistência. Assim, a OFEC, trabalha em estreita colaboração com as autoridades locais e outras organizações da sociedade civil com fins relacionados realizando ações viradas ao melhoramento de acesso a água potável nas comunidades vulneráveis, inclui abertura de furos de água, criação de grupos de gestão de água, educação sobre o uso adequado dos furos de água, formas de tratamento e gestão da água.
6.2 Promover e facilitar as boas práticas de higiene
A OFEC conduz ações de promoção das boas práticas de higiene mediante realização de palestras de sensibilização no âmbito das boas práticas de higiene e sua importância para o melhoramento da saúde humana e do ambiente.
A OFEC facilita as boas práticas de higiene através de ações demonstrativas e distribuição de diversos materiais de higiene nas comunidades vulneráveis e conduzindo formações e ou capacitações dos agentes comunitários em matérias de boas práticas de higiene.
6.3 Maximizar o acesso a serviços de saneamento básico
O problema de saneamento básico é responsável por causar inúmeras doenças comuns que podem ser evitadas com uma simples higiene, e com melhoria das qualidades dos serviços prestados à comunidade. Os serviços de saneamento básico são indispensáveis para uma sociedade livre de inúmeras doenças e com um ambiente altamente saudável. A OFEC maximiza o acesso a serviços de saneamento básico nas comunidades mediante realização de palestras de sensibilização sobre o saneamento básico, limpeza de drenagem, construção de latrinas para combater ao fecalismo a céu aberto, esgotos sanitário, resíduos sólidos e manejo de águas pluviais